Ef
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ef

SEM SABER QUE ERA IMPOSSÍVEL, FOI LÁ E FEZ.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O QUE É O AUTOCONHECIMENTO?

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1O QUE É O AUTOCONHECIMENTO? Empty O QUE É O AUTOCONHECIMENTO? Dom maio 01, 2016 10:17 am

Admin

Admin
Admin

"Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

A citação acima teve origem na Grécia Antiga e é de autoria de ninguém mais ninguém menos que Sócrates, talvez o mais famoso dos grandes filósofos atenienses. Mas como ela ajuda a explicar o que é autoconhecimento?

O autoconhecimento é a busca dos homens, em seu próprio interior, por respostas e entendimentos para várias questões sobre si mesmo e sobre a vida, e o objetivo é evoluir a partir destas percepções. Ao mesmo tempo, o autoconhecimento é a capacidade que nos permite perceber e agir de forma gradativa sobre tudo aquilo que necessitamos transformar em nós mesmos.

Na sociedade atual, ter uma maior percepção sobre si mesmo através do autoconhecimento é o que nos permite alterar nossas crenças erradas, tudo aquilo que nos faz mal e nos causa conflitos internos e que atrapalha diversas áreas da nossa vida. Através do autoconhecimento é que se consegue ampliar a consciência sobre os potenciais adormecidos, reconhecendo nossos próprios defeitos e colocando foco em nossas qualidades e naquilo que realmente somos. Por isso é preciso praticar o caminho do autoconhecimento , pois é apenas a partir dele que se consegue criar uma identidade própria e se diferenciar dos demais.

O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.

Toda pessoa possui o refúgio dos seus recursos pessoais, mas esse pode ser acionado de forma a não se desgastar se houver o controle das emoções ou ainda ser utilizado de forma a obter futura recomposição. Ela também consegue permanecer equilibrada em casos de fatores externos como críticas, perda de emprego, término de relacionamento e outros que vulneram o emocional. O conhecimento de si próprio não dá prioridade a opiniões ou respostas e sim estimula seus fatores positivos a detectar os negativos a fim de modificá-los favoravelmente.

Pode-se buscar o autoconhecimento a partir da detecção dos defeitos e qualidades, sendo esses externos (corporais) e internos (emocionais). O equilíbrio entre os fatores internos e externos deve ser buscado para que não haja espaço para manipulação e fragilidade. Também pode haver reflexão de vida, analisando o comportamento obtido até então e as atitudes tomadas para que se consiga detectar maus atos e comportamentos, a fim de que não mais ocorram.

Por outro lado, na filosofia, o autoconhecimento ou conhecimento de si é um objeto de investigação epistemológica ou é a finalidade de uma busca de natureza ética. Quando visto como objeto da investigação epistemológica, o que se busca é a explicação de como e o que é conhecido. Quando visto como projeto ético, o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. O autoconhecimento algumas vezes é obtido através da meditação, que é uma prática oriunda da ioga, e da psicoterapia (como a psicanálise, entre outras).

Desta forma, quando o indivíduo assimila o que é autoconhecimento, vive com mais tranquilidade e paz em seu interior, o que acaba acarretando diversos benefícios em todas as áreas da vida: pessoal, profissional, social e amorosa.

Para pensar um pouco mais sobre o que é autoconhecimento e sobre a importância desta prática em nossa vida, reflita sobre a segunda parte da famosa citação de Sócrates “Conhece-te a ti mesmo”: “Se o que tu procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não achará em lugar algum”.


Créditos e Bibliografias:

•m.brasilescola.uol.com.br

•pt.m.wikipedia.org/wiki/Autoconhecimento

www.astrocentro.com.br/blog/espiritual/autoconhecimento-reflita

http://ef.africa.net

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos