Estar bem preparado e bem estruturado mais facilmente poderá passar à frente de outros elementos concorrentes da área profissional a que pretende propor. Descubra o ponto mais marcante da sua personalidade, sua maneira de se comunicar, sua alegria, seu bom senso, etc. Foque a ”divulgação” deste seu ponto marcante, ele será pra você o que uma marca é para uma empresa. Com o tempo, a sua ”marca pessoal” ficará conhecida e desejada por este e por outros atributos que o tempo vai mostrar.(POR Cristiane Omelas)
Você é um produto, por mais difícil que seja se imaginar como algo a ser utilizado por outros,os grandes profissionais nada mais são do que produtos que foram minuciosamente desenvolvidos para atender ao mercado. Sabemos então que, o profissional sendo um produto, não basta apenas ter uma aparência agradável e atrativa. Ele precisa ter conteúdo para ser um produto desejado pelo mercado e isso, caros leitores, requer muito trabalho, dedicação, persistência e evidentemente uma lapidada. Esta lapidada é feita através do plano de marketing pessoal. Muitas pessoas sentem certo receio na utilização do marketing pessoal, por acreditarem que se trata de um culto ao ego ou a vaidade pessoal, mas na verdade o marketing pessoal em um mercado cada vez mais competitivo e com profissionais cada vez mais capacitados, se tornou uma necessidade profissional. Não devemos aqui, confundir humildade com anonimato, com um produto bom e de alta qualidade o profissional deve estar na vitrine e é possível ser reconhecido como pessoa e profissional sem se perder a humildade. Um plano de marketing pessoal é algo fácil de ser implantado, na realidade, trata-se de um conjunto de mudanças de atitudes, de ações e ferramentas que, se utilizados em conjunto, ajudam a promover uma vida de sucesso de acordo com os seus padrões de felicidade. Não espere pela altura certa ou pelas circunstâncias adequadas, comece já hoje a delinear o seu plano de marketing pessoal.
Mas então, O que é o Marketing Pessoal? O que é isso?
Marketing pessoal é uma ferramenta utilizada por quaisquer profissionais que queiram alcançar o sucesso. O marketing pessoal é o conjunto de atitudes que um profissional pode aprender para saber “vender” sua imagem.
També é importante esclarecer que o marketing pessoal não é sinônimo de mostrar qualidades que você não tem; marketing pessoal é conhecer suas próprias capacidades e limitações e buscar sempre o crescimento pessoal. Como resume o publicitário Chuck Lieppe: “Aparentar ter competência é tão importante quanto a própria competência”.
Investir em marketing pessoal é agregar valor à qualidade do seu trabalho através do desenvolvimento da inteligência emocional. Para crescer na profissão e se tornar uma pessoa de sucesso, você precisa desenvolver características como:
-otimismo;
-maturidade;
-paciência;
-criatividade;
-liderança.
O desenvolvimento destas características é um dos passos para o início do traçado de uma boa estratégia de marketing pessoal e trará resultados positivos também para sua vida pessoal.Dicas para o marketing pessoal
Algumas das mais importantes estratégias de marketing pessoal são:
-capacidade de comunicação
O que seria do marketing sem a comunicação? Este é o primeiro atributo a desenvolver. Você deve saber usar as palavras de forma a transmitir suas ideias de forma clara e sucinta, certificando-se de que está sendo compreendido.
Nenhuma empresa coloca em prática uma campanha de marketing sem conhecer a opinião de seus clientes. No marketing pessoal isso também precisa ser implementado. Saber comunicar-se não se resume a falar, mas também aprender a ouvir, a dar valor às palavras, ideias e pensamentos do outro.
-postura profissional adequada
Aprender a se comportar da forma adequada em cada ambiente em que se encontrar, sabendo ser sério quando for necessário e descontraído quando a situação o permitir; conseguindo diferenciar sua postura profissional da sua postura na vida pessoal. Saber respeitar todas as pessoas. Seu comportamento deve refletir seus princípios de cordialidade e profissionalismo.
-cuidados com a aparência
Sua imagem pessoal começa a ser construída pela aparência. Compreender o contexto de cada situação e adaptar sua forma de se vestir de acordo com cada uma delas. Vestir-se informalmente em ocasiões formais pode denotar desprezo em relação às regras; vestir-se formalmente em ocasiões informais pode gerar antipatia e transmitir uma imagem arrogante.
-criatividade e inovação
Ter a habilidade de criar soluções para os desafios. Saber expressar suas ideias e mostrar-se disponível para auxiliar os colegas de trabalho.
-humildade
Compreender que todas as pessoas têm capacidades. Entender que no momento em que você achar que já sabe de tudo, você parará de crescer. Aceitar críticas e conseguir enxergar e admitir as próprias falhas.
Créditos e Bibliografias:
•www.ebs.edu.br/2015/02/24/marketing-pessoal-voce-e-o-seu-melhor-produto/
•www.significadosbr.com.br
Você é um produto, por mais difícil que seja se imaginar como algo a ser utilizado por outros,os grandes profissionais nada mais são do que produtos que foram minuciosamente desenvolvidos para atender ao mercado. Sabemos então que, o profissional sendo um produto, não basta apenas ter uma aparência agradável e atrativa. Ele precisa ter conteúdo para ser um produto desejado pelo mercado e isso, caros leitores, requer muito trabalho, dedicação, persistência e evidentemente uma lapidada. Esta lapidada é feita através do plano de marketing pessoal. Muitas pessoas sentem certo receio na utilização do marketing pessoal, por acreditarem que se trata de um culto ao ego ou a vaidade pessoal, mas na verdade o marketing pessoal em um mercado cada vez mais competitivo e com profissionais cada vez mais capacitados, se tornou uma necessidade profissional. Não devemos aqui, confundir humildade com anonimato, com um produto bom e de alta qualidade o profissional deve estar na vitrine e é possível ser reconhecido como pessoa e profissional sem se perder a humildade. Um plano de marketing pessoal é algo fácil de ser implantado, na realidade, trata-se de um conjunto de mudanças de atitudes, de ações e ferramentas que, se utilizados em conjunto, ajudam a promover uma vida de sucesso de acordo com os seus padrões de felicidade. Não espere pela altura certa ou pelas circunstâncias adequadas, comece já hoje a delinear o seu plano de marketing pessoal.
Mas então, O que é o Marketing Pessoal? O que é isso?
Marketing pessoal é uma ferramenta utilizada por quaisquer profissionais que queiram alcançar o sucesso. O marketing pessoal é o conjunto de atitudes que um profissional pode aprender para saber “vender” sua imagem.
També é importante esclarecer que o marketing pessoal não é sinônimo de mostrar qualidades que você não tem; marketing pessoal é conhecer suas próprias capacidades e limitações e buscar sempre o crescimento pessoal. Como resume o publicitário Chuck Lieppe: “Aparentar ter competência é tão importante quanto a própria competência”.
Investir em marketing pessoal é agregar valor à qualidade do seu trabalho através do desenvolvimento da inteligência emocional. Para crescer na profissão e se tornar uma pessoa de sucesso, você precisa desenvolver características como:
-otimismo;
-maturidade;
-paciência;
-criatividade;
-liderança.
O desenvolvimento destas características é um dos passos para o início do traçado de uma boa estratégia de marketing pessoal e trará resultados positivos também para sua vida pessoal.Dicas para o marketing pessoal
Algumas das mais importantes estratégias de marketing pessoal são:
-capacidade de comunicação
O que seria do marketing sem a comunicação? Este é o primeiro atributo a desenvolver. Você deve saber usar as palavras de forma a transmitir suas ideias de forma clara e sucinta, certificando-se de que está sendo compreendido.
Nenhuma empresa coloca em prática uma campanha de marketing sem conhecer a opinião de seus clientes. No marketing pessoal isso também precisa ser implementado. Saber comunicar-se não se resume a falar, mas também aprender a ouvir, a dar valor às palavras, ideias e pensamentos do outro.
-postura profissional adequada
Aprender a se comportar da forma adequada em cada ambiente em que se encontrar, sabendo ser sério quando for necessário e descontraído quando a situação o permitir; conseguindo diferenciar sua postura profissional da sua postura na vida pessoal. Saber respeitar todas as pessoas. Seu comportamento deve refletir seus princípios de cordialidade e profissionalismo.
-cuidados com a aparência
Sua imagem pessoal começa a ser construída pela aparência. Compreender o contexto de cada situação e adaptar sua forma de se vestir de acordo com cada uma delas. Vestir-se informalmente em ocasiões formais pode denotar desprezo em relação às regras; vestir-se formalmente em ocasiões informais pode gerar antipatia e transmitir uma imagem arrogante.
-criatividade e inovação
Ter a habilidade de criar soluções para os desafios. Saber expressar suas ideias e mostrar-se disponível para auxiliar os colegas de trabalho.
-humildade
Compreender que todas as pessoas têm capacidades. Entender que no momento em que você achar que já sabe de tudo, você parará de crescer. Aceitar críticas e conseguir enxergar e admitir as próprias falhas.
Créditos e Bibliografias:
•www.ebs.edu.br/2015/02/24/marketing-pessoal-voce-e-o-seu-melhor-produto/
•www.significadosbr.com.br